Translate

quarta-feira, 26 de junho de 2024

ANTES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 


William Zinsser escreveu na introdução do seu livro "Como Escrever Bem", que nasceu em 1976.

" Uma das fotografias na parede de meu escritório, na região central de Manhatann, é um retrato do escritor E.B. White. Foi feito por Jill Krementz quando White tinha 77 anos, na casa dele em North Brooklin, Maine. Um homem de cabelos brancos está sentado em um banco de madeira junto a uma mesa de madeira - três tábuas pregadas sobre quatro pernas - , dentro de um pequeno barco-casa. A janela aberta dá vista para o mar. White está usando uma máquina de escrever. Os outros únicos objetos são um cinzeiro e um pequeno barril. O barril, percebe-se, é a sua lixeira.

Muitas pessoas ligadas a diferentes facetas da minha vida - escritores, alunos e ex-alunos - já viram essa imagem. Elas vem ao meu escritório para conversar sobre questões de escrita ou para contar a vida delas. Mas, normalmente, em poucos minutos, seus olhos são atraídos para aquele velho senhor sentado com sua máquina de escrever. O que chama a atenção delas é a simplicidade do quadro. White tem, ali, tudo de que necessita: um instrumento para a escrita, um pedaço de papel e um recipiente para as frases que não sairam do jeito que ele gostaria.

De lá para cá a escrita passou a ser eletrônica. Computadores substituiram as máquinas de escrever, a tecla delete substituiu a lixeira, e várias outras teclas inserem, movem e rearranjam pedaços inteiros de textos. Nada porém, substituiu aquele que escreve. O escritor ou escritora, ainda se dedica ao velho trabalho de dizer alguma coisa que alguma outra pessoa gostaria de ler. Essa é a questão colocada pela fotografia, e continua a ser - passados mais de trinta anos - a questão deste livro.   

William Zinsser

Viver é Perigoso

SINAL DOS TEMPOS



Retornando á noite de São Paulo, no tradicional Bus. Sossegado com as tradicionais paradas provocadas por acidentes na estreita Fernão Dias.

Sem mais nem menos uma estranha parada. Adentram ao gramado, ou melhor ao interior do ônibus, gentis e sérios soldados da Polícia Rodoviária Federal. Informam da inspeção, solicitando documentos e informações sobre a viagem e vistoria na bagagem de mão, dos poucos passageiros em viagem.

Começaram pelos ocupantes dos bancos traseiros.

Preparei-me e surprendentemente me pularam.

Uma sensação de humilhação. Pô nem parecer suspeito de algo pareço mais. Até ia protestar com o descaso, quando uma senhora, dois bancos adiante, interpelou o PRF:

Porque eu e ela não, indicando a loira do banco ao lado.

Senhora, respondeu com toda a educação, fazemos a checagem aleatoriamente, seguindo normas.

Mas porque eu ? tenho cara de suspeita ? ela não ?

- Encerrando a vistória o moço da federal adiantou: A senhora pode buscar explicação junto a Procuradoria da Polícia Federal.

Nada mais foi dito e nem adiantou eu estar enterrando o boné na cabeça e fazendo cara de mau.

Um dos federais olhando, disse boa-noite, quase que acompanhado de um "velhinho".

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA



Paul Jenkins foi um artista americano conhecido por suas pinturas expressionistas abstratas. Ele usou técnicas inusitadas para criar composições ousadas e coloridas. Abandonando completamente o pincel, Jenkins derramou tinta diretamente na tela, inclinando-a para fazer com que o pigmento se acumulasse, pingasse e sangrasse. Ao rejeitar a tradição, Jenkins tornou-se uma parte importante da segunda onda do Expressionismo Abstrato.

Viver é Perigoso

ZÉ FERINO


Encontro de hoje com o Sr. Zé Ferino, que estava, disfarçadamente, empurrando um carrinho de compras, fiscalizando as obras internas do Supermercado Alvorada, na Boa Vista, é claro.

- Camarada, nem vou falar da participação da nossa seleção na Copa América de Futebol Society. Campinhos bonitinhos de condomínio em estádios monumentais. Como aceitaram aquilo ? Sobre a definição prevista para hoje no STF e tomada de posição do Congresso, acho uma droga só. Mas você publicou que a partir de 6 de julho, ficam vedadas algumas condutas por parte de agentes públicos, como  a participação em inauguração de obras públicas. Como ficarão as inaugurações do modelo de locomotiva adquirido pela Prefeitura na antiga Estação Ferroviária e a carcaça de helicóptero na Praça do Soldado ? E a  Praça do Banco do Brasil reformada ?   

- Éh..vou procurar saber.

Viver é Perigoso

OS TEMPOS MUDARAM


Quase sempre funcionou assim. No ano que antecede as eleições municipais, o prefeito que objetiva a reeleição, negocia o empréstimo de alguns milhões para obras nas vias públicas.

Estratégicamente a execução das obras são  programadas para seis meses antes das eleições. Nem mais e nem menos.

Os locais agraciados com as reformas também escolhidos a dedo.

Ah ! quanto mais atravancar o trânsito, quanto mais incomodar, quanto mais provocar comentários, melhor. Provoca ideia de competência, realizações. Diariamente o prefeito que busca a reeleição, comparece e desfila nos canteiros de obras, quase sempre de colete laranja e até capacete. Aos transeuntes, a autoridade dedica o tradicional sinal de positivo.

Mudou. Agora o pessoal (eleitores) já sabe e com a complicação no trânsito, também provocada pela quantidade espantosa de carros de aplicativos, a antiga estratégia virou ponto negativo.  

É a vida...

Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO

 


Como Escrever Bem - William Zinsser - Relançamento pela Editora Fósforo - 279 páginas.

A Editora Fósforo relançou a principal obra de referência americana sobre a arte da escrita com mais de 1 milhão de exemplares vendidos no mundo. Passadas três décadas, nove edições e quatro atualizações desde sua primeira publicação, "Como Escrever Bem" continua sendo uma referência incontornável, e seu espírito permanece inalterado, com lições essenciais e perenes sobre criação e estilo.

William Zinsser, nasceu em 1922. Começou sua carreira como jornalista do New York Herald Tribune, onde trabalhou como roteirista, editor de drama, crítico de cinema e redator editorial. Ele foi um colaborador de longa data das principais revistas. Zinsser ensinou a redação naUnivrsidade de Yale.

Considerado pelo The New York Times “a bíblia de uma geração de escritores à procura de dicas para uma prosa límpida e atrativa”, Como escrever bem é mais que um manual para jornalistas, autores de não ficção e profissionais de texto: é uma ferramenta preciosa para todos que se manifestam pela forma escrita, seja numa reportagem, num livro ou num simples e-mail. Não importa o conteúdo, há sempre uma técnica para transmiti-lo da melhor forma possível, com graça e coerência.

Zinsser, tomou o barco em 2015. Estava com 92 anos.

Viver é Perigoso

AGORA VAI !



O Magazine Luiza anunciou, ontem (25), que firmou parceria com o AliExpress, plataforma de varejo online internacional do grupo chinês Alibaba, para venda de seus produtos também naquela plataforma.

A nota provocou um salto da ações do Magalu, que encerraram o dia de ontem com alta de 12,28%.

É a primeira vez que a AliExpress faz parceria com uma empresa fora da China.

Viver é Perigoso

CONFUSA

 

Viver é Perigoso

STF X CONGRESSO

 


Bom. Para começar, o STF reconheceu ontem que o porte da maconha para consumo próprio não é crime.

Os ministros devem hoje decidir hoje (26) sobre critérios objetivos para diferenciar usuários e traficantes, incluindo a quantidade de droga.

Os ministros Zanin, Kássio Nunes Marques e André Mendonça, foram contra a discriminação.

Blog: Mais um tema que certamente será usado nos palanques das eleições municapais em outubro. E claro, mais intervenções  da bancada evangélica e claro "holofotes"

Viver é Perigoso 

NOS ENCONTRAREMOS LÁ

 


A Feira do Livro, que reune 150 expositores, será realizada em São Paulo entre os dias 29/6 e 7/7, na Praça Charles Miller (Pacaembu).

A Feira do Livro terá uma ação de coleta de livros, com o objetivo de repor o acervo de bibliotecas escolares e comunitárias do Rio Grande do Sul afetadas pelas chuvas. O evento terá duas tendas de coleta e vai aceitar exemplres de literatura infantil e juvenil, quadrinhos, gibis novos e usados que estejam em bom estado.

Viver é Perigoso

COMENDO PELAS BEIRADAS



"Não ligo de ser vice, o que eu quero é participar. Eu tenho que ser protagonista ? Não. Posso ser coadjuvante, colaborador. "

Zema

O governador Romeu Zema afirmou ontem (25) para o jornal O Tempo, que não descarta nenhuma possibilidade para 2026 e que irá participar do processo eleitoral "de toda a forma".

Viver é Perigoso

BAIXO, MUITO BAIXO

 

Viver é Perigoso

GENTE NOSSA

 


Presença constante, quase que diária, de forma cordial e atuante por 40 anos. Supermercados Alvorada. Sucesso empresarial  Alvoradão na Boa Vista proporciona orgulho e o estranho e incômodo sentimento quando, levados por motivos justos, somos levados a visitar concorrentes.

Aquele Abraço aos funcionários e ao amigo de décadas, Marcão.

Viver é Perigoso    

PANTANAL

 

Foto Joedson Alves
Viver é Perigoso