Translate

quarta-feira, 3 de julho de 2024

CIÊNCIAS & TECNOLOGIA

Sirius - Acelerador de Partículas

A Câmara dos Deputados aprovou no último dia 26/6 em Brasília o Projeto de Lei (PL) que dá a Campinas o título de "Capital Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação". O texto agora vai para o Senado Federal e, se aprovado, segue para sanção ou veto do Presidente da República.
Na justificativa do PL, o autor, deputado federal Jonas Donizette (PSB-SP), apontou que a metrópole reúne os maiores centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do país, além de ser sede da Unicamp, uma das mais importantes do Brasil.

"Existe hoje em Campinas o maior ecossistema nacional de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil, formado por indústrias de base tecnológica, centros de pesquisa e universidades, além de quatro parques tecnológicos nos quais mais de 120 empresas estão instaladas — a maior parte delas de base tecnológica"

Por outro lado, São Paulo planeja ter um distrito de inovação ao lado da cidade universitária, para conectar instituições como a própria Universidade de São Paulo, o Instituto Butantã, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Instituto de Pesquisas Enérgéticas Nucleares (Ipen).

Aqui em Itajubá, com atraso de 20 anos, conforme admitido pelas próprias autoridades municipais, está sendo implantado o Parque Ciêntífico e Tecnológico. O Projeto Itajubá Tecnópolis, com início no governo do Prefeito Chico Marques, foi engavetado pelas administrações seguintes. Enfim, que bom que estão despertando.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: