Translate

terça-feira, 18 de junho de 2024

MOÇA BONITA

 


Françoise Judith Sorya Dreyfus, simplesmente Anouk Aimée, atriz francesa nascida em Paris em 1932. Um dos grandes símbolos do cinema francês do século XX.

Sua primeira atuação no cinema foi em 1947, com apenas 14 anos de idade, no filme "La Maison sous la Mer ", quando resolveu adotar o nome de seu personagem Anouk.

Posteriormente, quando do filme "La Fleur de lâge", adotou o pseudônimo de Aimée.

Casou-se três vezes: com o cineasta Nikos Papatakis, com o qual tem uma filha, Manuella; com o compositor Pierre Barouh e com o ator Albert Finnney.

Em 1967 venceu o Globo de Ouro para melhor atriz por seu desempenho no filme Un Homme et une Femme - Claro, o grande sucesso de bilheteria, "Um homem e Uma mulher".

Filme dirigido por Claude Lelouch, vencedor dos Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original, além da Palma de Ouro em Cannes, o filme faz uso de uma fotografia belíssima, e da música dos brasileiros Vinícius de Moraes e Baden Powell, para mostrar o despertar do amor entre um solitário convicto e uma mulher precocemente viúva.Uma linda história de amor à francesa que conquistou o mundo

Anouk tomou o barco ontem (17) aos 92 anos.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: