Translate

quinta-feira, 20 de junho de 2024

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO

 


Chances de conhecer a história e buscar o equilíbrio. Leitura oportuna " 8/1 A Rebelião dos Manés - Ou esquerda e direita nos espelhos de Brasília". - Pedro Fiori Arantes, Fernando Frias e Maria Luiza Meneses - Editora Hedra - 180 páginas.

Desde novembro de 2022, parcela dos "patriotas" se apresenta como "manés em revolta" Adotaram a autodeterminação "Mané" depois que Luís Roberto Barroso, ministro do STF, abordado por um jairzista após a eleição de Lula, virou-se com um leve sorriso e disparou: "Perdeu Mané, não amola".

A rebelião dos manés" é uma análise política da história do tempo presente que problematiza uma inversão decisiva nas lutas sociais do Brasil: por que a direita se tornou ativista e audaz enquanto a esquerda novamente está refém do realismo político e da gestão comportada do sistema?

Ao investigarem os traços distintivos do ataque bolsonarista a Brasília em 8 de janeiro de 2023, os autores analisam como a extrema-direita incorporou os impulsos políticos, rebeldes e estéticos da esquerda, reconfigurando-os ao seu modo e em sentido golpista. Além disso, resgatam o imaginário social dos levantes populares, incluindo Junho de 2013, sondam as influências norte-americanas e dissecam o instrumental reacionário manifesto nos herdeiros da ditadura, em Olavo de Carvalho, no MBL, nos 300 do Brasil e no salvacionismo evangélico ― todos combinados, fomentando a rebelião dos "manés"..

Os autores empreendem não apenas uma análise da visualidade e do imaginário dos novos rebeldes, de suas tramas e desfaçatez política, como apontam caminhos ainda possíveis para uma esquerda que precisa retomar a imaginação coletiva, a crítica radical e a rebeldia insurgente a fim de alterar o curso da história em favor dos despossuídos.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: